sexta-feira, 2 de abril de 2010

Chico Xavier: O filme



Esta sexta-feira, 2, quando Chico Xavier completaria 100 anos se estivesse vivo, chega aos cinemas nacionais “Chico Xavier”, baseado no livro do jornalista Marcel Souto Maior, intitulado “As Vidas de Chico Xavier” (2003). A obra liderou, durante um ano, o ranking de vendas no Brasil, e logo no ano seguinte houve o interesse de levá-la ao cinema. Nas mãos de Daniel Filho, responsável por besteiróis como “Se Eu Fosse Você” e “Muito Gelo e Dois Dedos D’Água” e do duvidoso “Primo Basílio”, o cineasta realiza sua mais decente produção desde “A Partilha” (2001), ainda que não chegue perto de fazer uma obra irretocável.

O sucesso parece estar garantido, se seguir a mesma linha traçada por “Bezerra de Menezes”. Ainda sobre Chico Xavier deve começar a produção, em breve, de mais um longa de Glauber Filho, focado também no líder espiritual. Recentemente, o longa “Nosso Lar”, baseado em uma obra de Chico, gerou burburinho na ocasião do lançamento de seu trailer, se revelando uma superprodução nacional.

O que podemos concluir, então, é que espaço e vigor para filmes espíritas está sendo construído. Por mais que exclua uma parte do público comum que vai ao cinema no País, aproxima um outro (e seleto) grande público que acredita, acima de tudo, que a espiritualidade canaliza mensagens, sentimentos e sensações que faltam em um Brasil tão invadido por tragédias, corrupção e falta de fé que a vida terrena é apenas um primeiro passo. E não é preciso ser espírita ou abdicar de sua religião para chegar a esta lição. Assistam o trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário